Livro Físico ou Digital? Eis a questão!!!
Que leitor apaixonado não ama o cheiro de um livro novo? A felicidade é comprar um livro, seja um que você acabou de ver na livraria ou um que você já vem querendo a tempos.
Por um bom tempo, o único meio de leitura era apenas o livro físico, que ainda é o mais conhecido, mas de um tempo para cá vem surgindo novas formas de apreciarmos nosso maravilhoso livro, e um meio que se tornou muito comum são os famosos e-readers, que são os leitores de livros digitais, os e-books. E tem também o popular celular, que nos permite ter o mundo com apenas um toque na tela, seja para funções básicas como também para leitura de um livro ou um arquivo que necessite.
Eu sempre fui muito apaixonada por livros, a minha felicidade era ter dinheiro para comprar livros novos, dos mais variados gêneros. Mas ai começam as responsabilidades da vida adulta e fica cada vez mais difícil levar livros físicos para os lugares para acompanhar sua leitura, principalmente quando começa emprego e faculdade, e um livro acaba pesando muito na bolsa ou mochila. Quando comecei essa vida corrida, eu infelizmente deixei meus livros um pouco de lado, e comecei sentir uma falta enorme. Foi quando comecei procurar meios alternativos pra continuar com minha leitura e também pra aproveitar as matérias da faculdade, porque tirar xerox de tudo o bolso não aguenta kk, a princípio pensei em comprar um tablet, ai baixaria todos meus livros e apostilas, mas comecei procurar os prós e contras, e o que mais impactou foi o prejuízo pra minha visão, e a dificuldade para achar um aparelho que realmente suprisse a minha necessidade, porque a maioria dos tablets é complicado para ler. Foi então que conheci o aplicativo “KINDLE”, a princípio eu conhecia apenas o aplicativo, tinha ele no meu celular, enviava minhas apostilas da faculdade, podendo aproveitar todos os recursos presentes no app, e até livros gratuitos ou bem mais baratos. Então comecei pesquisar e-readers de diversas marcas e cheguei e me apaixonei pelo Kindle, da Amazon, que ganhei do meu noivo um tempo depois. Como é o menos conhecido, vou falar um pouco sobre esse aparelho e aplicativo, que já faz muito sucesso.
Aplicativo e aparelho Kindle:
É um aplicativo ou aparelho exclusivo para leituras. Para ter acesso, o usuário precisa ter uma conta no site da Amazon e um cartão de crédito cadastrado. Tendo essa conta, você já pode acessar o aplicativo ou ativar o aparelho, podendo encontrar na loja Amazon e-books gratuitos e outros com preços bem abaixo do que o livro físico. Uma das grandes vantagens dessa leitura, são os recursos disponíveis em cada livro, o leitor pode destacar com facilidade trechos marcantes dos seus livros, sem precisar riscá-lo, tem um dicionário embutido, facilitando o entendimento durante a leitura, é possível compartilhar trechos automaticamente em rede social e destacar páginas específicas, e também a capacidade de ter milhões de livros na palma da mão. Todos salvos em sua conta, podendo ser baixado no aparelho em qualquer lugar, basta apenas ter acesso a internet.
O modelo mais simples possui acesso a internet por wi-fi, para acessar a loja amazon, atualizar os livros baixados, baixar outros de sua biblioteca. No ano passado a Amazon lançou o 10 geração, que já conta com a iluminação embutida e está custando R$ 349,00, antirreflexo, podendo ser lido até mesmo embaixo do sol e a tela é muito semelhante a uma folha de papel. É bem leve, sendo tranquilo passar horas lendo com ele na mão sem ter nenhum desconforto.
No gênero de e-readers, além do Kindle, possuem também os de outras lojas, como o Kobo, da Livraria Cultura e o Lev, da Saraiva, mas esses eu não conheço, tive apenas um breve contato com o Lev na Bienal de 2016, e particularmente o achei um pouco mais lento que o Kindle.
A desvantagem dessa nova modalidade é não poder ter aquela sensação de ter o livro nas mãos, aquele cheiro maravilhoso, e também não poder compartilhar com amigos, em contrapartida é possível ter todos os seus livros preferidos sempre a mão, independente do lugar onde você esteja.
E você? Com qual tem mais contato? Me conta e vamos dividir opiniões.
Naty Frederico <3
#Kindle #Amazon #PrateleiraDePapel #Livros #Leitura #FicaEmCasa
Comentários
Postar um comentário